Vamos
divulgar ao máximo. Empate’: A história de Chico Mendes e a luta pela preservação da Amazônia. Filme/Doc em
cartaz nos cinemas 📽.
Os novos ‘empates’ estão hoje com a juventude e em todas as lutas
socio ambientais.
Em 22/12/2024, assim como em todos os domingos, a partir das 19 horas, sempre estaremos conversando, informalmente aqui, e o intuito será a Fraternidade, a Solidariedade e a Tolerância com os tolerantes.
|
|
Poderemos e devemos destacar Professores, Jornalistas, Indígenas, Músicos, Poetas, Cientistas, Pesquisadores, Médicos, Líderes Espirituais, Escritores, Políticos, Pensadores, Mestres de qualquer área que tenha como objetivo a evolução da humanidade e não apenas o progresso, para conversarmos fraternalmente..
Líder do MST recebe medalha do mérito no Rio Grande do Sul - Um Grande Ser que acredita na Independência do Brasil Já!
Outro Grande Ser, André Rebouças
Os Analectos (em chinês: 論語 ou 论语; pinyin: Lún Yǔ) de Confúcio, também conhecidos como Diálogos de Confúcio, constituem o livro doutrinal mais importante do confucionismo e é constituído por uma seleção de textos atribuídos a este pensador chinês e aos seus discípulos.
Ao lembrarmos Grandes Seres, hoje essa série é dedicada a Confúcio.
Confúcio, Os Analectos Audiobook Completo
Sua família era nobre, mas se encontrava empobrecida.
Desde muito cedo trabalhou para ajudar no sustento da casa e se emprega como pastor, guarda-livros, etc. Na adolescência decide aprofundar seus estudos e tornar-se um sábio.Ele considerava que pessoas diferentes necessitam métodos de ensino e obras diferenciados, mas não rejeitava um discípulo por conta da sua condição social.
Afinal, Confúcio não pregava a adoração de um deus ou instituiu dogmaticamente uma crença. Seu pensamento estava destinado a servir como orientação para uma vida melhor. Morre aos 72 (ou aos 73) anos na sua cidade natal, entristecido porque nenhum príncipe se interessou por seus ensinamentos.
Leia mais sobre China Antiga.
Contexto Histórico
A partir do século VII a.C, ocorrem guerras e profundas mudanças sociais que desmoronam a sistema feudal. Muitos funcionários percorreram o território chinês sem ocupação e ofereceram seus conhecimentos para aqueles que desejavam adquirir sabedoria.Desta maneira, os funcionários se transformam em mestres particulares e nesta época surgem as duas correntes de pensamento chinês: o Taoísmo e o Confucionismo.
Confúcio também vai de principado em principado oferecendo seus serviços e é considerado o primeiro professor particular da China.
Para Confúcio a única desigualdade entre os homens deveria ser entre aqueles que queriam adquirir conhecimentos ou não.
Natureza Humana
Segundo Confúcio, o ser humano é bom por natureza. O pensador chinês rompe com a concepção aristocrática de homens superiores e inferiores. Ele dá um sentido moral e independente de sua condição de nascimento uma pessoa deve procurar se aperfeiçoar moralmente. Que virtudes o ser humano deve cultivar? Sabedoria, sentido de responsabilidade, benevolência (sentido de humanidade) e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Por que devemos nos preocupar com os demais? É nosso dever. O homem verdadeiramente moral, não faz esta pergunta. A segunda resposta seria o pacto social: eu me comporto bem e espero que os outros se comportem bem comigo e assim podemos viver em sociedade.Governo
Segundo Confúcio, um bom governo se baseava na preocupação do bem-estar, na felicidade dos indivíduos, no bom exemplo do uso do poder e na confiança na bondade humana. Confúcio também alertava que os governantes deveriam estar atentos ao que chamamos hoje de “bem comum”. Igualmente, o povo teria direito de se rebelar, caso visse que seus interesses não estavam bem defendidos.
Religião
O confucionismo rompe com a religião tradicional da época. Na China acreditava-se numa vida pós-morte onde a hierarquia social na terra se repetiria no outro mundo. Assim, um nobre continuaria sendo nobre e um servo continuaria a servir este mesmo nobre. Confúcio chama atenção dos discípulos que não deveriam se preocupar com o mundo após a morte, porque não era possível conhecê-lo nesta vida. Assim era melhor cultivar virtudes que nos ajudassem a ser melhores pessoas e ainda auxiliar a outras a serem felizes. Neste ponto, as ideias de Confúcio se parecem com as dos agnósticos.O “Confucionismo” - doutrina filosófica de Confúcio não chegou a ser uma religião no sentido ocidental do termo, por várias razões:
- Primeiro, porque não tem Deus: venera os ancestrais e reconhece a superioridade dos sábios.
- Segundo, porque não tem templos: cada lar é o templo onde se honram os antepassados da família. (Só depois é que se iniciou a construção dos templos locais, mas sem o sentido do lugar destinado à veneração de um supremo).
- Terceiro, porque não tem sacerdotes: o chefe da família é automaticamente o sacerdote da família.
- Quarto, porque desconhece qualquer dogma ou livro santo: “Pode um só livro conter toda a sabedoria do mundo?” indagava Confúcio.
Fonte: Biografia de Confúcio - eBiografia
Obras
Apesar de ser um filósofo renomado é pouco provável que Confúcio tenha escrito algo em vida. Seus livros, provavelmente, são coletâneas recolhidas por seus discípulos. Em seus aforismos é preciso ser um leitor muito ativo, pois aquelas frases são ditas para provocar e deixar que o leitor tire suas próprias conclusões.
Suas ideias se encontram reunidas nos Quatro Livros:
- Lun Yu - Diálogos, Analectos
- Dà Xué - Grande Ensinamento
- Zhong Young - A Doutrina do Meio.
- Mêncio - Mèng Zi
Frases
As ideias de Confúcio
Na China do século VI a.C. não havia leis gerais ou autoridades reconhecidas. Prevalecia um estado de constante anarquia, de absoluta falta de segurança.
O contato diário com a miséria sensibilizava Confúcio e o desejo de ambicionar posições de destaque, vai sendo substituído pelo desejo de ajudar a melhorar a vida de seu povo.
Dedicou-se então a difundir entre os jovens os princípios filosóficos e morais que tinha elaborado. Criou uma escola para jovens com a finalidade de instruí-los nos princípios da justiça e do bom governo.
Os primeiros alunos eram seus amigos, muitos de sua própria idade. Fascinados com seus ensinamentos, buscavam novos alunos e aos poucos Confúcio se tornava um mestre famoso e respeitado.
Nunca rejeitava um aluno, por mais humilde que fosse, desde que mostrasse ser inteligente e esforçado. Seu ideal era ver um mundo onde a guerra e a miséria fossem substituídas pela paz, boa vontade e felicidade. Seus alunos o chamavam de "K’ung Fu-tsu (o mestre K’ung)". Posteriormente, o mundo ocidental passou a chamá-lo de Confúcio.
Confúcio pretendia ascender a um cargo administrativo no qual pudesse por em prática suas ideias, mas os governantes as considerava muito perigosas.
O mestre desenvolve uma técnica de ensino revolucionária para a época. Por meio do diálogo informal, com pequenos grupos, formou numerosos discípulos.
Em sua escola, Confúcio além de oferecer oportunidade de estudos avançados em literatura, história e filosofia, treinava seus alunos para a carreira política.
Estudar com Confúcio era sinônimo de subir na vida. A ideia de Confúcio era criar um novo tipo de aristocracia baseada exclusivamente no mérito pessoal, em substituição à nobreza militar hereditária.
Com 54 anos, Confúcio tentou aplicar seus ideais políticos, mas não foi compreendido pelo rei, sendo obrigado a se exilar.
Confúcio resolveu renunciar o cargo e abandonar o Estado de Lu. Passou muito tempo viajando e procurando um soberano que estivesse disposto a deixá-lo aplicar na prática suas ideias políticas, mas foi em vão.
Ao atravessar o Estado de Song, sofreu um atentado de um nobre importante, Huan T’ui, que considerava Confúcio um corruptor da juventude. Depois de várias andanças, desapontado, resolveu regressar ao Estado de Lu e retomar o trabalho em sua escola.
Pouco se sabe sobre os últimos dias de Confúcio, mas há provas que ele dedicou-se a ordenar os manuscritos e as informações coletadas durante suas viagens.
Organizou o “Livro de Poesia”, antologia que chegou até os dias atuais. Não deixou de lecionar e de exercer influência nos assuntos políticos, através de seus discípulos.
Confúcio faleceu em 479 a.C. Após sua morte seus discípulos se dividiram em oito seitas. Só depois de sofrer grandes modificações o “Confucionismo” veio a triunfar na China por volta do século II a.C.
A ideia política de Confúcio
A ideia política de Confúcio era extremamente conservadora e preconizava uma volta às instituições dos primeiros tempos da dinastia Chou em que a organização familiar se confundia com a estatal.
A Ética de Confúcio
Baseados na ética, seus ensinamentos previam normas de conduta, como o esforço constante para cultivar a própria pessoa e estabelecer a harmonia social.
Confúcio pregava a existência de cinco virtudes:
- Jen – a humanidade, bondade, compreensão e o amor pelos outros,
- Yi – a justiça temperada pelo amor,
- Li – regras adequadas de conduta, de polidez e de cerimoniais,
- Chih – autoconsciência da vontade do céu, sabedoria,
- Ch’i – sinceridade desinteressada.
|
Confúcio
Confúcio (chinês: 孔子, pinyin: Kǒng Zǐ, Wade–Giles: K'ung-tzŭ, ou chinês: 孔夫子, pinyin: Kǒng Fūzǐ, Wade–Giles: K'ung-fu-tzŭ, literalmente "Mestre Kong"), nascido entre 552 a.C. e 489 a.C. foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.
A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoísmo (道家), durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo (儒家).
Por nenhum texto ser comprovadamente de autoria de Confúcio e as ideias mais comumente atribuídas a ele terem sido redigidas durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos acadêmicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio (論語), uma coleção de aforismos que foi compilada muitos anos após a sua morte. Por cerca de dois mil anos, pensou-se ter sido Confúcio o autor ou editor de todos os Cinco Clássicos (五經), como o Clássico dos Ritos (禮記) (editor) e Os Anais de Primavera e Outono (春秋) (autor).
Os princípios de Confúcio tinham base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito com os idosos e a família como a base para um governo ideal.
Nascimento e juventude
Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confúcio nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 27 de agosto de 551 a.C. (ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang). Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de apenas quinze anos, cinquenta e cinco anos mais nova, chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi'in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.
Dos onze filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida, empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário público e guarda-livros. Aos dezenove anos, se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Confúcio teve um filho chamado K'ung Li.
Viagens
Aos 51 anos de idade, Confúcio obteve um posto oficial no estado de Lu. Mas, ele demitiu-se do cargo poucos anos depois, dizendo que não queria confundir-se com aqueles cujas ideias e conceitos de valor ele não podia compartilhar. Assim, ele começou a viajar por diversos reinos, pretendendo persuadir seus governadores a aceitar suas ideias políticas, mas não achou um lugar para realizar seus pensamentos e políticas. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter.
Confúcio viajou por diversos lugares, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súbditos, pondo, em prática, processos tão simples como a diminuição de contribuições o abrandamento das penalidades.
Suas ideias expandiram-se pelo país e por toda a China. Durante 14 anos, ele viajou por 7 reinos.
Ao completar 68 anos, Confúcio voltou a sua terra natal, Qufu, no estado de Lu, onde ensinava seus estudantes, coligia e ordenava os livros clássicos até sua morte em 479 a.C., aos 73 anos.
Ideias
Confucionismo |
---|
Portal Confucionismo |
A sua ideologia de organização da sociedade procurava recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoistas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.
Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem-estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:
- Ren, humanidade (altruísmo);
- Li, ou cortesia ritual;
- Zhi, conhecimento ou sabedoria moral;
- Xin, integridade;
- Zhing, fidelidade;
- Yi, justiça, retidão, honradez.
Cada um desses princípios ligar-se-ia às características que, para ele, se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade.
Confúcio não procurou uma definição aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para a condicionar. Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:
- Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
- Dà Xué (大學) (Grande Ensinamento) e
- Zhong Yong (Jung Yung), ou a "Doutrina do Meio".
Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Senhor Propagador da Cultura, Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.
Ao contrário de profetas de religiões monoteístas, Confúcio não pregava uma teologia que conduzisse a humanidade a uma redenção pessoal. Pregava uma filosofia que buscava a redenção do Estado mediante a correção do comportamento individual. Tratava-se de uma doutrina orientada para esse mundo, pregando um código de conduta social e não um caminho para a vida após a morte.
Discípulos e legado
Discípulos de Confúcio e seu único neto, Zisi, continuaram a sua escola filosófica após sua morte. Estes esforços espalharam os ideais de Confúcio para os estudantes, que, depois, se tornaram funcionários em muitas das cortes reais chinesas, dando, assim, ao confucionismo, o primeiro teste em grande escala de seus dogmas.
Este realinhamento no pensamento de Confúcio foi paralelo ao desenvolvimento do legalismo, que viu a piedade filial como interesse e não como um instrumento útil para um governante criar um Estado eficiente. A divergência entre estas duas filosofias políticas veio à tona em 223 a.C., quando o estado de Qin conquistou toda a China. Li Ssu, o primeiro-ministro da Dinastia Qin, convenceu Qin Shi Huang a abandonar as recomendações confucionistas de distribuir feudos a parentes (o que correspondia a uma volta ao sistema anterior da Dinastia Zhou), que ele via como contrárias à ideia legalista de centralização do Estado em torno do governante. Quando os conselheiros de Confúcio defenderam sua posição, Li Ssu executou muitos estudiosos confucionistas e seus livros foram queimados, o que foi considerado um duro golpe para a filosofia e a sabedoria chinesas.
As ideias de Confúcio foram adotadas como filosofia oficial do Estado durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.)ː o conhecimento dessas ideias passou a ser uma das principais qualificações exigidas de funcionários públicos, que eram selecionados por meio de concorridos exames e que eram encarregados de manter a harmonia no Império. [9]
Fonte: Confúcio – Wikipédia, a enciclopédia livre
Fonte: Confúcio: biografia, filosofia, contribuições e textos - Maestrovirtuale.com
Nós e mais 67 países, destaque para top 10!
🎺🌙 O conteúdo te empolgará! 🎶🎷
Nossos votos de grande recuperação ao Amigo e Irmão!Surge uma grande oportunidade que todos nós temos o compromisso de apoiar e nos envolver para que o sucesso seja coletivo!
Aqui estão alguns nomes de militares de alta patente presos no Brasil:
# Marechais1. Marechal Euclides Figueiredo: Preso em 1893 por participar da Revolta da Armada.2. Marechal Hermes da Fonseca: Preso em 1922 por participar da Revolta Tenentista.
# Generais1. General Olímpio Mourão Filho: Preso em 1967 por participar do Movimento Revolucionário Constitucionalista.2. General Pedro Aurélio de Góis Monteiro: Preso em 1955 por participar do golpe contra Getúlio Vargas.3. General João Baptista Figueiredo: Preso em 1955 por participar do golpe contra Getúlio Vargas.4. General José Luís Coelho Netto: Preso em 1977 por corrupção.5. General Newton Cruz: Preso em 1977 por corrupção.
# Brigadeiros1. Brigadeiro Eduardo Gomes: Preso em 1945 por participar da Revolta Constitucionalista.2. Brigadeiro Márcio de Sousa Melo: Preso em 1980 por corrupção.3. Brigadeiro Délio Jardim de Mattos: Preso em 1983 por corrupção.
# Almirantes1. Almirante Pedro Max de Araújo: Preso em 1893 por participar da Revolta da Armada.2. Almirante João Candido Felisberto: Preso em 1910 por participar da Revolta da Chibata.3. Almirante Sylvio Heck: Preso em 1955 por participar do golpe contra Getúlio Vargas.4. Almirante Elcio Vieira Alves: Preso em 1983 por corrupção.
# Período Militar (1964-1985)Durante o regime militar, vários militares foram presos por participar de movimentos de oposição ou por corrupção, incluindo:
1. General Henrique Teixeira Lott2. General João Paulo Burnier3. Brigadeiro José Geraldo de Oliveira4. Almirante Cândido Aragão
# Fontes1. História do Brasil (Editora Abril)2. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (Fundação Getúlio Vargas)3. Revista Veja4. Jornal Folha de S.Paulo5. Biblioteca Nacional do Brasil.
Destaque 5 | || GS 666 e 57ª de 2024 em 29/12/2024 - Tema: || Aniversariantes da 5ª semana do mês de dezembro e parte janeiro Intervalo de 29 a 31/12/2024 e 01 a 04/01/2025 |
Destaque 4 | || GS 665 e 56ª de 2024 em 22/12/2024 - Tema: Confúcio || Aniversariantes da 4ª semana do mês de dezembro |
|| GS 664 e 55ª de 2024 em 15/12/2024 Tema: Sócrates || Aniversariantes da 3ª semana do mês de dezembro Intervalo de 15 a 21 | |
Destaque 2 | || FSF 663 e 54ª de 2024 em 08/12/2024 - Editorial: Paraísos no Brasil || Aniversariantes da 2ª semana do mês de dezembro Intervalo de 08 a 14 |
Destaque 1 | || FSF 662 e 53ª de 2024 em 01/12/2024 - EDITORIAL: Como eles conseguem negar? || Aniversariantes da 1ª semana do mês de dezembro Intervalo de 01 a 07 |
indicativo da semana: Confúcio
Hoje começa o Verão, cuidado com os raios solares. Hoje também temos a obrigação de relembrar o assassinato de Chico Mendes, um gigante pela própria natureza. |
Começaremos com Sócrates
Homenageados e aniversariantes da nossa 3ª semana de dezembro de 15 a 21/12/2024
Hoje é o Dia do Jornaleiro - Parabéns Dimá. |
EDITORIAL: Paraísos Brasileiros
Dia 8 | Dia 9 | Dia 10 | Dia 11 | Dia 12 | Dia 13 | Dia 14 |
Iara Alfradique Martha Mastro Sérgio Mesquita Alaide Costa Notícias Relevantes 528/54/2022 Datas Comemorativas: Dia da Família Dia da Justiça Dia da Mulata Dia do Colunista Social Dia do Cronista Esportivo | Maria Gomes Nelson Andrade Clarildo Rodrigues Maria Mattos Diana Santos Pimpolho Zé Geraldo Erlon Chaves Notícias Petroleiras 471/49/2021 | Cassia Eller Selma do Coco | Valdemar Filho Flávio Ladeira Ana Lúcia Vladimir Palmeiras Noel Rosa Adeus Mestre Monarco Saiba mais aqui | Ana Campos Irmã Clara Teresa Silveira Jorge Legand Wagner Tisso Noca da Portela | Maria Reis Luzinete Farias Washington Souza Luzinete Entizi Gonzagão Dia Santa Luzia | Sandra Coutinho Francisco Reis Bianca Carvalho Maria Ribeiro Odinei M.X Mumuzinho Refinaria de Manguinhos |
E estão em plena festa, contando mais um intenso verão... |
Iara G.Alfradique Martha M.Del Mastro Destaque do dia 08 de Dezembro para o COMPETENTE Sérgio Mesquita - Maricá Alaíde Costa - Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide 8/12/1935 Rio de Janeiro, RJ Iniciou sua carreira profissional em 1955, como crooner do dancing Avenida, no Rio de Janeiro. Em 1957, gravou um 78 rpm contendo Tarde demais (Hélio Costa e Lenita Andrade). Ainda nesse ano, lançou mais um 78 rpm com as canções Conselhos (Hamilton Costa e Richard Franco) e Domingo de amor (Fernando César). Em 1959, levada por João Gilberto, entrou em contato com os compositores da bossa nova. Gravou, nesse ano, seu primeiro LP, Gosto de você, contendo as faixas Pela rua, (Ribamar e Dolores Duran), Minha saudade (João Donato e João Gilberto), Vontade de chorar (Ivon Cury), Lobo bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), Terminemos em paz (Oldemar Magalhães e Renato Lima), Conversa (Jair Amorim e Evaldo Gouveia), Canção de ir embora (Paulo Tito e Ricardo Galeno), Erros de gramática (Marino Pinto e Carlos Lyra), Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Madrugada (Candinho e Marino Pinto), Porque? (Sebastião de Souza e Jonas Garret) e a canção-título (Geraldo Serafim e Armando Nunes). Em 1960, lançou o LP Alaíde canta suavemente, registrando as canções Complicação e Fim de noite, ambas de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli), Esquecendo você (Tom Jobim), História de nossa história (Marino Pinto e Aloísio de Barros), Ciúme (Carlos Lyra), É mentira nosso amor (Maria Cecília), Chora tua tristeza (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves), Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Jura de pombo (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), O nosso olhar (Geraldo Serafim e Sergio Ricardo), Dê-me o braço (Jasson Fernandes e Luiz Bandeira) e Discussão (Newton Mendonça e Tom Jobim). |
1. Em 01/12/2024
Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | Dia 6 | Dia 7 |
Vinicius Estrella Robson Freitas Jaídete França Sérgio Santos O Amapá é nosso. Roberto Luna-1929 Casquinha da Portela | Ronald Oliveira Leonardo Bígio Arlinda Miranda Fátima Sideral Toninho Horta Nhá Barbina Dia Nac Samba Notícias Petroleiras 470/48/2021 | Anna Martins Eduardo Santos Araci Costa BHOPAL 84 Maestro Chiquinho | Eliete Rego Bárbara Oliveira Sebastião Paiva Maria Silva Dilza Meireles Silvia Monteiro Maria Gadu Iansã | Edmundo Lins Joaquim Moraes Alealdo Santos Angela Rô Rô Blecaute Egberto Gismonti | Bruno Cordeiro Nicolau Vieira Rodrigo Barros Cláudia Rodrigues Vinicius Barros André Barros Emilio Santiago | Jayne Silva Adriana Vicente Fim da RFFSA Rogério Duprat Ismael Neto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário